Conviver é Preciso

categoryDepressão
tagdepressão, psicanalise, psicologia

“ O desejo do homem encontra seu sentido no desejo do outro, não tanto porque o outro detenha as chaves do objeto desejado, mas porque seu primeiro desejo é ser reconhecido pelo outro. ”
Lacan

O Isolamento Social ou a Solidão são fatores de risco para a saúde física e psicológica, afetando o sistema imunológico e muitas vezes encurtando o ciclo de vida.

Nós seres humanos possuímos a necessidade de criar vínculos afetivos e mantê-los, pois quando cuidamos de nossas relações cuidamos de nós mesmos, melhoramos nossa saúde e nossa autoestima.

Contudo, é importante fazer uma reflexão de como anda sua capacidade relacional, pois a Socialização exerce uma importante função na contemporaneidade, nos aspectos pessoais e nos profissionais, podendo perfeitamente ser utilizada como termômetro da saúde psíquica.

Vale ressaltar que doenças psíquicas como Depressão, Ansiedade, Hiperatividade, Distúrbio do sono, Dependência Química e tantas outras, podem causar sintomas que afetam nossa capacidade de conviver em sociedade.

Se refletirmos sobre o assunto Socialização, podemos descobrir que a convivência social contém elementos ancestrais e elementos atuais, caminhando juntamente à existência humana, mesmo com toda sua diversidade cultural.

Perceba, “quando escuto e falo com o outro”, nesse momento realizo uma importante operação: a de significar minha relação com o mundo. Nesta transmissão de experiências, se produz sentido para a vida.

pessoas-no-mundo

Se você identificou alguma possibilidade ao ler essas palavras, ou ficou curioso em que tipos de benefícios as sessões individuais de terapia podem lhe proporcionar, entre em contato neste link ou deixe seu comentário aqui abaixo, terei o maior prazer em conversar com você.

O nosso “eu” está ancorado a nossa habilidade de amar, criar e manter vínculos afetivos e isso nos impulsiona a ir ao encontro do outro.

E com um sentimento de muita Gratidão, finalizo essa postagem. Espero receber o seu comentário. Até logo!

Gisa Aquino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Próximo post
Depressão, como resolver?
Menu