A Solidão dos Brasileiros Expatriados na Pandemia

A Solidão dos Brasileiros Expatriados na Pandemia

categoryBurnout, Depressão, Expatriados, Gratidão, Pandemia, Psicoterapia on-line, Saúde Mental, Solidão
tagacolhimento, burnout, covid19, depressão, expatriados, gratidão, isolamento, pandemia, psicanalise, psicologia, psicoterapia on-line, saúde mental, solidão

A Solidão dos Brasileiros Expatriados na Pandemia

Definimos expatriado como alguém que vive temporariamente em um país que não seja o seu país de origem. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, estima-se que cerca de 3 milhões de brasileiros vivem fora do país. Desse total, aproximadamente, 6 mil pessoas estão tentando retornar para o Brasil por consequência da pandemia do Covid-19 em todo o mundo. Entretanto, dados do Departamento da Polícia Federal nos mostram uma queda acima de 90% no número de brasileiros que conseguiram regressar ao Brasil. A maioria destas pessoas se viram “presas” em outros países por conta das medidas de combate ao vírus, que incluíram o fechamento de portos e aeroportos. Algumas delas viviam em outros países por diversas razões dentre elas passeio, tratamentos de saúde, estudos, trabalho etc. A partir daí temos o fenômeno da solidão

Com a pandemia o retorno ao Brasil, em alguns casos, precisou ser adiado, e em outros houve o enfrentamento de dificuldades com desemprego e/ ou questões financeiras. Longe da família e dos amigos, e sem condições financeiras para se manterem, a pandemia da Covid -19 gerou nos brasileiros expatriados um pandemônio emocional.

O sentimento de solidão (Condição, estado de quem está desacompanhado ou só. 2 Lugar ermo, retiro. 3 Apartamento, isolamento. 4 Caráter dos lugares ermos, solitários.) vivenciado por um longo período, eleva a condição de desamparo e muitas vezes ao desenvolvimento de quadros psicopatológicos de Burnout e Depressão.

Como um Expatriado Pode Manter a Saúde Mental e Melhorar sua Qualidade de Vida

Para nós brasileiros, em no nosso país de origem, contando com o apoio e acolhimento de todos ao nosso redor, não tem sido fácil este momento de desesperança frente a pandemia. Uma vez que, nos acompanha o medo constante da morte e as incertezas em relação ao futuro.

Pensemos nisto, agora para os expatriados, adicionando ao fato que alguns ainda não possuem uma rede de apoio emocional no país em que vivem. O sentimento de solidão, o vazio e os pensamentos negativos podem ser frequentes. As consequências desta vivência a longo prazo com tais sentimentos podem causar o prejuízo em relação a autoestima, a diminuição na qualidade de vida etc. Tais prejuízos podem ter como resultado o desenvolvimento de uma doença mental. Se você é um expatriado brasileiro pelo mundo a fora, sentiu desamparo e/ ou desesperança e procura não se perder de si mesmo, confira abaixo como manter sua saúde mental e melhorar a qualidade de vida com a Psicoterapia On-Line.

Psicoterapia On-Line

A psicoterapia é uma boa forma de manter a saúde mental em dia. Procure por psicólogos brasileiros, que tenham uma boa prática clínica no ambiente online, e conhecimento sobre desenraizamento cultural.

Saiba mais em meu outro texto:

Terapia online para expatriados-Acolhimento e escuta com jeitinho de casa.

A Importância do Pensamento Positivo

Tenha pensamentos positivos.

Vários estudos apontam os benefícios para o corpo e a mente de ter pensamentos positivos. A positividade aumenta a imunidade, pessoas positivas são menos propensas a ficarem doentes. Ela ajuda no tratamento de doenças graves como o câncer. Portanto, tenha bons pensamentos e acredite que esta fase ruim logo irá passar.

Cuide de você

Ninguém melhor que nós mesmos para esta tarefa. O autocuidado nos ajuda a desenvolver amor-próprio e a reflexão sobre sentimentos. Alimente bem, faça exercícios físicos mesmo em casa, realize atividades prazerosas. Procure ajuda de amigos e familiares, cuide-se!

Seja grato. Cultive a gratidão. A gratidão tem sido descrita de diversos modos, quer como emoção, estado de espírito, virtude moral, traço de personalidade, hábito, forma de coping ou, tão simplesmente, como um modo de estar na vida (Emmons, 2009). Ela pode elevar satisfatoriamente a felicidade e ser uma forte aliada no enfrentamento da depressão. Confira abaixo 6 benefícios da gratidão comprovados cientificamente na pesquisa realizada por (Algoe & Haidt, 2009; Peterson, 2006; Seligman, 2008).

7 Benefícios da Gratidão para combater a Solidão dos Brasileiros Expatriados na Pandemia

  • Abre as portas para novos relacionamentos;
  • Melhora a saúde física;
  • Promove a saúde mental;
  • Aumenta a empatia;
  • Reduz a agressividade;
  • Eleva a autoestima;
  • Mantém o equilíbrio emocional.

Saiba mais sobre gratidão –  Gratidão: um estudo longitudinal sobre o impacto pessoal e relacional

5 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Post anterior
9 Passos para Manter a Saúde Mental na Pandemia do Covid-19
Próximo post
Alienação Parental na Pandemia
Menu