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9 Passos para Manter a Saúde Mental na Pandemia do Covid-19

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A Pandemia do Covid-19 e a Saúde Mental

De acordo com a OMS- Organização mundial da saúde, o número de pessoas com algum tipo de transtorno mental tem aumentado de forma exagerada. Sendo a Depressão a doença mais comum na atualidade. Preparamos neste post 9 Passos para Manter a Saúde Mental na Pandemia do Covid-19 e como manter a saúde mental em dia.

A Pandemia do Covid-19 é o maior fator no momento que faz com que esses números aumentem. Foi constatado um aumento na ansiedade, depressão e angústia das pessoas durante esse momento de pandemia.

A perda de amigos e familiares, desemprego, isolamento social, entre outros, que são consequência da pandemia, vem deixando muitas pessoas doentes mentalmente.

Cuide da Sua Alimentação

Não é de hoje que se sabe que a alimentação reflete na nossa saúde física, e ao oposto do que muitos imaginam, com a nossa saúde mental não é diferente, pois ela impacta diretamente o nosso cérebro, estado emocional e cognição.

Ter uma alimentação variada, com frutas, legumes, verduras, peixes e carnes magras são de grande importância para a reposição de vitaminas, minerais e aminoácidos, por exemplo, que ajudam nas funções do cérebro, controlar nossas emoções, memória e níveis de energia. Nos garantindo uma melhor saúde mental.

Faça Atividade Físicas

Assim como a alimentação, as atividades físicas não melhoram apenas o bem-estar da saúde física, mas também, da saúde mental.

Este ato proporciona uma sensação de calma, melhora a autoestima e bem-estar de quem a pratica, reduzindo inclusive, os riscos de desenvolver uma depressão.

Sabemos que não dá para iniciar uma academia nesse momento de isolamento social.

Entretanto, há várias opções na internet de aplicativos, comunidades e até mesmo academias para a prática de exercícios diários sem precisar sair de casa, muitos desses são totalmente gratuitos e online.

Durma Bem

É comprovado cientificamente que ter o sono interrompido ou mesmo ficar sem dormir, pode causar danos no cérebro, afetar níveis de hormônios do estresse e neurotransmissores, alterando a regulação emocional e os pensamentos. Podendo intensificar distúrbios mentais.

Portanto, vale organizar uma rotina para o seu sono, e até mesmo apostar no uso de chás naturais como a camomila
(Matricaria chamomilla), que é um calmante natural e ajuda a relaxar.

Tenha Contato com as Pessoas Queridas

Apesar do isolamento social, é importante manter o contato com entes queridos e amigos.

Faça chamadas de vídeo, ligações, converse sobre tudo, mostre interesse e desabafe. O foco é não perder o contato e a convivência mesmo que a distância das pessoas que fazem parte da sua vida.

Assim, esse será mais um passo para que sua saúde mental esteja em dia.

Reserve um Tempo para o Lazer

Faça atividades que gosta como ler um livro, assistir um filme ou  uma série, caminhar, entrar em contato com a natureza, cuidar dos animais de rua, etc.

Faça Algo Diferente e que lhe Dê Prazer

Fazer algo diferente que não está presente na sua rotina é bem interessante e saudável.

Pode ser algo que tem interesse ou afinidade, mas nunca teve coragem ou tempo, como fazer um artesanato, pintura, decoração, aprender a dançar, fazer um curso, meditação, etc.

Ajude o Próximo

Ajude quem precisa, seja em um trabalho voluntário, doação de alimentos para os necessitados, ajudar a um vizinho ou conhecido, dar água e comida para os animais de rua, etc.

Dê o melhor de si sempre, seja grato, gentil e compreensivo.

Faz bem praticar o bem.

Conheça a Si Mesmo

O autoconhecimento diz muito sobre como você lida consigo mesmo. Valorizar-se e aceitar-se  são sinais de  alguém que conhece bem a si próprio.

Essa falta de conhecimento do meu eu pode afetar drasticamente a saúde mental de muitas pessoas, já que se cobram muito e se comparam demais com outras pessoas.

Algumas formas de se conhecer são:

  • Terapia;
  • Psicanalise;
  • Atividades lúdicas e teatro

Peça Ajuda

É importante deixar claro que se você está com sintomas depressivos ou de algum outro transtorno mental é válida utilização das dicas acima, entretanto, não substitui o tratamento com um Psicólogo e/ou psiquiatra.

Em resumo – 9 Passos para Manter a Saúde Mental na Pandemia do Covid-19:

  1. Cuide da sua alimentação
  2. Faça atividade físicas
  3. Durma bem
  4. Tenha contato com as pessoas queridas
  5. Reserve um tempo para o lazer
  6. Faça algo diferente e que lhe dê prazer
  7. Ajude o próximo
  8. Conheça a si mesmo
  9. Peça Ajuda
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